um encontro entre as vanguardas e as tradições

Arto Lindsay (EUA), Julien Desprez (FR), Luca Forcucci (CH), Cara Stacey (ZA), Analog Africa (TN - DE) e mais 5 nomes da música experimental brasileira compõem a programação!!


A primeira ação anunciada em 2018 foi a Residência Artística do Julien Desprez e o seu projeto envolvendo os guitarristas Arto Lindsay, Thiago Nassif e o grupo Tambores do Mundo > Formado pelo Mestre Mario Paim e outros percussionistas do Ilê Aiyê!!


O Ciclo de Música Contemporânea - CMC hospeda a residência artística de Julien Desprez, referência quando se fala em guitarra experimental na Europa. Na sua estadia em Salvador, desenvolverá pesquisas ligadas a gestualidade no samba de roda, percorrendo algumas cidades do recôncavo baiano, além de colaborar com músicos e outros agentes locais.

A formação dessa orquestra híbrida cria um elo entre a tradição afro-brasileira e a cultura experimental urbana sem precedentes. O encontro proporcionará a criação de um espaço de diálogo e improviso entre as duas culturas - nas palavras do próprio Desprez, "fazendo-as colidir e mostrando seu ponto comum tanto quanto suas diferenças [...] um diálogo rico, necessariamente intenso, caótico e poético, convidativo a um transe de maior densidade e loucura."


Arto Lindsay, músico e produtor norte-americano radicado no Brasil, lançou em 2017 seu 8º disco solo, foi um dos protagonistas da chamada NO WAVE dos anos 70 em NY e parceiro de Caetano Veloso, David Byrne, Marisa Monte, Laurie Anderson, Ryuichi Sakamoto, Carlinhos Brown, Arnaldo Antunes e muitos outros.

Julien Desprez é um músico e performer baseado em Paris. Jazz e rock foram seus primeiros amores musicais, mas evoluíram rapidamente para formas livres, onde corpo e espaço encontravam seus lugares através do som. À medida que sua prática progrediu, bem como sua concepção e abordagem de seu instrumento, a música e o espaço mudaram. Ele agora está considerando a guitarra mais como uma bateria, um órgão, um instrumento modificável que pode ser implantado à vontade. Através de uma mistura de ações sobre o instrumento e um jogo de pedais de efeito, inspirando-se na técnica do Tap Dance, abriu completamente as possibilidades, o som e o ambiente físico do instrumento. Isso resulta em uma prática em que o corpo é envolvido em sua plenitude.

Thiago Nassif é engenheiro de som formado nos Estados Unidos e prepara seu 4º disco solo, o segundo com produção de Arto Lindsay, com quem tem somado inúmeras parcerias. Seu disco Três recém foi lançado em vinil e cd pelo selo inglês Foom Music.

Tambores do Mundo >> Grupo formado por alguns percussionistas e mestres do Ilê Aiyê. O tradicional bloco afro baiano fundado em 1974, se encontra com Julien Desprez, Thiago Nassif e Arto Lindsay, que produziu o disco comemorativo de seus 25 anos, em 1999, e o DVD Ilê Aiyê - Bonito de se ver na Concha Acústica em 2014.






Programação // CMC Festival 2018

Quarta / 12 de dezembro


Baile Black Noise

DJ Set - Analog Africa (Tunísia - Alemanha))

Bruno Abdala e João Milet Meirelles (BR)

Teatro Vila Velha / 19h

Ingressos: 30,00 (inteira) e 15,00 (meia entrada)



Programação // CMC Festival 2018

Quinta / 13 de dezembro

PAINEL DE INVENTORES

Pedro Filho e Bruno Rohde (BR)

Biblioteca do Goethe / 17h / Gratuito


ARTE SONORA / VISUAL

Luca Forcucci (Suíça) e Cara Stacey (África do Sul)

Junix 11 e May HD (BR)

Teatro do Goethe Institut / 20h

Ingressos: 30,00 (inteira) e 15,00 (meia entrada)

__________________________________________________



Programação // CMC Festival 2018

Sexta / 14 de dezembro

PAINEL DE INVENTORES

Glerm Soares e Victor Valentim (BR)

Biblioteca do Goethe / Gratuito / 17H


SamBa Noise / SamBa Reggae

Arto Lindsay (US), Julien Desprez (FR) e Thiago Nassif  feat.  Tambores do Mundo > Ilê Aiyê (BR)

Eric Barbosa (BR)

Teatro do Goethe Institut / 20h

Av. 7 de setembro, 1809, Vitória, Salvador - BA

Ingressos: 30,00 (inteira) e 15,00 (meia entrada)




INGRESSOS ANTECIPADOS


Info: ciclocmc@gmail.com